72 Nomes Divinos.
Expressões do Divino m Hebraico-Aramaico
Chaves de Enoch
Este estudo está associado ao Livro do Conhecimento:
As Chaves de Enoch
O propósito desta página é permitir aos que pertençam
à herança judaico-cristã reconhecer que os Nomes e Atributos Divinos podem ser
encontrados em todas as Escrituras. Antes de estudarmos esta seção, precisamos
reconhecer que existem mais de 72 Nomes e Atributos Divinos em hebraico e
aramaico. Este é um número especial que escolhemos para aprofundar estas
expressões antigas.
Lembrem-se que estas palavras são sagradas e devem ser
tratadas com respeito. JJ.Hurtack
1 ABBA ou ABWOON (hebraico-aramaico): “Pai”.
O Nome íntimo que os estudiosos e sábios que escreviam
originalmente em aramaico (a língua franca do ramo linguístico semítico do
Egito à Bacia Indiana e à região da Terra Santa no Oriente Próximo de 1200 a.C.
até 600 d.C.) davam ao Divino. O “Pai” pessoal que se invoca para se libertar
da limitação divina. O título que Jesus usava nos Evangelhos para orar ao Pai
Eterno quando estava em íntimo diálogo com Ele no grande plano de realização do
Reino interno que pertence a todos os que creem.
Ó Abwoon, Pai, abre os meus olhos para
que eu veja as maravilhas do Teu Reino interno, pois Teu é o Reino, o Poder e a
Glória neste lado da Criação e em todas as dimensões.
Amen.
2 ADON OLAM (hebraico): “Senhor de Eternidade (ou do
Universo)”.
A expressão de Deus encontrada nos hinos antigos que
mais freqüentemente se citam (Salmo 117:2).
Ó Senhor valoroso, ó Adon Olam, Tu que
estás nas canções celestiais da criação e Tu que existes como o Senhor do
Universo, que o futuro e as descobertas da vida em todo o Universo nos lembrem
de que somos o Teu experimento semente de Vida no Plano Divino. Amen.
3 ADONAI (hebraico): “Senhor”.
O título utilizado pelos eruditos, desde os Tanaim
(antigos instrutores da Torah) e os Geonim (sábios acadêmicos) até os atuais
estudiosos ortodoxos que invocam o Senhor dos profetas. Esta expressão ocorre
432 vezes no texto bíblico dos massoretas.
Eterno e Divino Adonai, que o Teu Nome
Santo seja preservado e usado com grande sabedoria, pois sabemos que o temor
diante do Teu Nome Sagrado é o começo da Sabedoria. Amen.
4 ADONAI ECHAD (hebraico): “O Senhor é Um”.
A afirmação básica da segunda parte do primeiro
mandamento dado por Moisés a Israel. “O Senhor (D’us) é Um”. O mistério da
Divindade como a suprema unidade da Família Divina é afirmado nesta expressão
(Dt 6:4).
Eterno e Divino Adonai Echad, que o
mistério da Tua Unidade e da Tua Pluralidade sejam compreendidos na educação da
minha alma e na sua ascensão aos mundos superiores. Amen.
5 ADONAI, MELEK (hebraico): “Senhor, Rei”.
A saudação que David usava nos Salmos para invocar o
Divino como o Senhor e Rei Soberano da Criação. O poder executivo do Rei Divino
também é compartilhado como um poder de misericórdia para com todos os
principados e potestades do universo.
Ó Adonai Melek, que a Presença amorosa,
orientadora e impressionante do Teu Reino guie o despertar interno da minha
alma à maravilhosa vastidão e organização do universo físico que é sustentado
pelo Teu Reino de Luz. Amen.
6 ADONAI ‘TSEBAYOTH (hebraico): “Senhor das Legiões ou
Senhor dos Exércitos”.
O comando angélico do verdadeiro Senhor das
verdadeiras Legiões dos Céus. A grafia ‘Tsebayoth or Sabaoth é encontrada mais
de 200 vezes na Bíblia, nos escritos dos muitos profetas, e no Novo Testamento,
em Romanos 9:29 e Tiago 5:4, embora neste último caso tenha sido originalmente
escrito em grego.
Ó Adonai ‘Tsebayoth, que a presença das
Tuas Legiões e a vinda da Tua Hierarquia de Seres Celestiais dos mundos
Superiores manifestem a verdade da Tua Imagem. Que a acessão das Tuas
‘Tsebayoth ao Trono desperte as miríades de almas de seres sencientes que
dormem nas ilusões materiais dos mundos físicos. Amen.
7 AIN SOPH (hebraico): “O Ilimitado”.
O título supremo para o Infinito de onde procede toda
a criação. A fundação de Tudo no universo.
Ó Ain Soph, Louvado sejas Tu que criaste
os nossos espíritos antes de este mundo ter vindo à existência, e cuja
Grandiosidade guia todos os mundos futuros através dos Teus filhos e filhas de
Luz. Amen.
8 AL-ILAH (aramaico): O título para “Deus” usado pelos
fiéis que falavam aramaico na época de Jesus.
Um dos títulos mais adequados para Deus usado no
Oriente Próximo quando o aramaico era a língua franca do ramo lingüístico
semítico de 1200 a.C. a 600 d.C. No período crucial da criação do Novo
Testamento, esta expressão podia ser ouvida conforme vemos em Romanos 16:26-27,
pois a língua original falada por Jesus e os seus discípulos era o aramaico.
Al-ilah, ó Bendito e Único Sábio, que as
Tuas bênçãos cósmicas estejam sempre com todos nós. Louvado sejas Tu pelos
profetas e por Jesus, o Messias. Em todos os Teus Nomes Sagrados, que os
mistérios da Tua natureza e das Tuas manifestações nos sejam revelados. Amen.
9 AL-ILAH RAPHA (aramaico): “Deus de Cura”.
Antiga expressão para a intervenção dos Poderes Divinos
de que toda a humanidade necessita para respirar e viver.
Al-ilah Rapha, Senhor muito precioso e
exaltado que Cura, examina o meu corpo e a minha natureza física com o Teu
penetrante Poder de Cura. Que Tu nos Cures de todas as doenças e sofrimentos e
tragas uma restauração de Cura em corpo e espírito para quem eu oro neste
momento, especialmente para os que estão passando por um processo de transição.
Amen.
10 AL-ILAH SABTAI (aramaico): “Deus de Descanso”.
Antiga expressão para o Descanso ou Sabbath, aquele
local de Paz e Contentamento junto a Deus.
Que Al-ilah Sabtai gere a Paz para
libertar toda inteligência senciente neste universo que parece se mover para o caos.
Amen.
11 AL-ILAH SHEMAYA (aramaico): “Deus Ouve”.
Antiga expressão que reconhece a Presença de Deus nas
nossas vidas.
Tu és o verdadeiro Senhor que estás sempre conosco,
Al-ilah Shemaya. Manifesta a Tua presença aqui no meio do mundo físico e da
realidade física de modo que ele seja transmutado na glória de um planeta
espiritual no universo recém-ascendido. Amen.
12 AMMI SHADDAI (hebraico): “Povo do Todo-Poderoso”.
O título dos amados de Deus impresso dentro do Povo
que conhece os Nomes Sagrados assinalados nas escrituras de Isaías e de outros
profetas. Uma expressão para a interação de Deus com o Povo de Luz, encontrada
nos profetas maiores e menores de Israel.
Ó meu amado Ammi Shaddai, que os poderes de Shaddai
despertem a nossa coroa com a Luz e Esplendor para sentirmos no nosso meio a
Presença do Todo-Poderoso Amoroso. Amen.
13 AMUD HA-ESH (hebraico): “Pilar
de Fogo”.
Um aspecto do trabalho do Espírito Santo através da
Luz superluminar que conduz o povo pelo deserto, conforme observado em Êxodo
13:21.
Ó Divino, Tu que és chamado pelos sábios de Amud
Ha-Esh, e Tu que és o nosso Pilar de Fogo, que as forças dos príncipes da terra
e os elementos da natureza destrutiva abram caminho para Ti, que és a grande
libertação e inspiração para toda a vida. Amen.
14 ARIK ANPIN (hebraico): “O da Grande Face, o
Macroprosopo”.
Título utilizado pelos místicos judaicos medievais
para a Face de Deus emanada na criação humana. Usado pelos místicos e
cabalistas judeus com relação à Face de Deus no universo superior.
Face Divina, Arik Anpin, que o privilégio de ver além
do véu desta vida nos lembre a Imagem que tínhamos antes de virmos a esta vida.
Que a Tua Imagem nos guie através de todas as dificuldades e dramas à medida
que a nossa face reflete imensamente a Tua Face de Luz. Amen.
15 'ATTIQ YOMIN (aramaico): “Antigo de Dias”.
A expressão encontrada em Dn 7:9,13,22, em que o
aramaico original é preservado para explicar Aquele que se assenta no Trono do
Divino.
Ó ‘Attiq Yomin, que aí estás no Trono
Divino, ajuda-nos a compreender as grandes Maravilhas que Tu vês e a trilhar o
caminho que Tu vislumbras para toda a humanidade. Amen.
16 AVINU MALKEINU (hebraico): Louvor Pessoal expresso
como “Ó Pai, Nosso Rei”.
Aqui pedimos ao Divino que permita a vinda das Bênçãos
às nossas vidas e permita o ressoar destas Bênçãos nos nossos corações ao
proclamarmos o Reino, o Amor e a Presença do Divino em torno de nós.
Amado Avinu Malkeinu, que Tu transmitas o Teu Reino e
supernatureza juntamente com toda a Tua Sabedoria para o Esplendor da Raça
Humana.
Amen.
17 BE-MIDBAR (hebraico): “No Deserto”.
O Nome para a reunião do povo de Deus e das suas
famílias de acordo com os números e a divisão divina da ciência sagrada, que
une as famílias da terra com as do céu. O verdadeiro nome para o livro de
Números.
Ó Be-midbar da vida, nós temos caminhado no deserto e
temos invocado O Divino e agora pedimos que Tu nos chames a um plano e missão
de identidade divina e ao sacerdócio superior de todos os que crêem.
Amen.
18 BERESHITH BARA (hebraico): “No princípio”.
A afirmação da identidade de Deus nas palavras
iniciais da Criação, isto é, as primeiras palavras do livro do Gênesis, que são
uma afirmação da função Divina dentro de toda a Vida.
Como Bereshith Bara, que estas primeiras
palavras da nossa Criação assinalem para as nossas almas a Divindade contínua
da Vida e o privilégio divino de saber que existe uma criação superior vivente
por trás desta criação física. Tu és a Mente Universal, Criador e Redentor da
Imagem. Possamos, como Teus filhos e filhas, ver a evidência de Luz de que
provimos da Tua Evolução Superior e não da evolução inferior da ilusão
material. Amen.
19 B’NAI ELOHIM (hebraico): “Os Filhos de Deus”.
Conforme mencionado no Livro de Jó, uma expressão da
família Divina nos mundos espirituais superiores (p. ex., Jó 1:6; 2:1; 38:7).
Que os B’nai Elohim nos guiem e nos abençoem nas
criações recém-nascidas como filhos e filhas aspirantes ao caminho do Reino
futuro, a Jerusalém Celestial.Amen.
20 CHOKMAH (hebraico): “Sabedoria”.
A co-participante e co-criadora com o Divino na
formação do mundo, personificada nos textos cristãos cópticos como o feminino
Divino. Parte da quadrinidade superior do Divino unida ao Filho Eterno (ver
especialmente Provérbios para referências bíblicas, p. ex., Pv 9).
Ó Divina Chokmah, que eu seja abençoado com a Tua
Sabedoria revelada para que a Tua natureza imanente cultive uma nova mente com
os dons de plenitude e auto-realização, e se desdobrem os mistérios associados
ao Teu EU SOU. Amen.
21 EHYEH ASHER EHYEH (hebraico): “EU SOU O EU SOU” ou
“Eu Serei o Eu Serei”.
A profunda revelação de um dos Nomes de D’s no Êxodo.
Conforme revelado por Moisés, a afirmação mais elevada
que os que crêem podem fazer em associação com o Deus vivente (Êxodo 3:14).
Ó Divino Ehyeh Asher Ehyeh, coroa-me com Binah, o
Entendimento, para que eu expresse na minha vida a Tua Santa Presença e a
natureza imanente da Árvore da Vida. Amen.
22 EL (hebraico): Deus.
Um dos mais antigos nomes tribais de Deus no Oriente
Próximo, expresso na convergência das alianças tribais. Pode ser encontrado
mais de 250 vezes no Antigo Testamento (p. ex., Gn 7:1, 28:3, 35:11; Is 9:6; Ez
10:5).
Divino El, a Tua grandiosidade é insondável. A Tua
soberania é a soberania de todos os mundos. Com a Tua mão direita concede-me a
Tua Misericórdia. Sê o meu guia e a minha bênção através da elevação da minha
vida. Amen.
23 EL BRIT (hebraico): “A
Aliança”.
O acordo vivente entre o Divino e nós, peregrinos
planetários do Divino, que temos recordado as suas expressões nas expressões
fonéticas e musicais das tradições sagradas (Js 3:3).
El Brit, que a Aliança que Tu proclamaste aos meus
antepassados lembre-me da Tua vitória e das Tuas Legiões nos mundos superiores,
para que eu persevere neste vale de lágrimas até que a vitória possa me retirar
do exílio da minha alma. Amen.
24 EL CHAI (hebraico): “Deus
Vivente”.
O Deus da Criação Vivente que permeia tudo (Js 3:10).
Ó El Chai, manifesta a Tua presença vivente e a Tua
mensagem de Amor para mim, teu servo humilde neste Teu planeta em meio a
miríades de mundos Teus. Amen.
25 EL ELOHE ISRAEL (hebraico):
“Deus, O Deus de Israel”.
A afirmação do povo espiritual de Luz nesta criação
local associado ao altar de Jacó em Shecham, sendo que Israel significa aquele
que luta junto com Deus até a Vitória (Gn 33:20).
Nos abismos dos Teus Amados, ó El Elohe Israel, que a
Tua carta de Amor ao Teu povo, conhecida como a Sagrada Escritura, seja vista
como um Altar Sagrado para todos os povos de Luz que representam o Teu Israel
Espiritual na terra e nos céus. Amen.
26 EL ELYON (hebraico): “O Deus Altíssimo”.
De acordo com alguns estudiosos, quando Israel foi
levado em cativeiro de Jerusalém à Babilônia, os estudiosos começaram a
enfatizar o nome/natureza de El Elyon porque as leis de Yahweh não podiam ser
praticadas na Babilônia (p. ex., Gn 14:18; Sl 9:2; 82:6).
Ó El Elyon, que a Tua presença celebrada na comunhão
entre Abraão na terra e Melchizedek nos céus seja enaltecida de novo no meu
trabalho em prol do sacerdócio maior entre céu e terra. Que Tu me ajudes a
superar os espíritos de corrupção da terra. Possamos lembrar que somos filhos e
filhas do Deus Altíssimo. Amen.
27 EL GIBBOR (hebraico): “Deus de Força” ou “Deus
Poderoso”.
A afirmação de Deus na aliança tribal ou a Sua
manifestação para o povo de fronteira nos desertos, montanhas e selvas do
mundo. O Deus que atua através da sinergia da fraternidade que é manifestada
nos rigores da vida (Is 10:21; Jr 32:18).
Ó Poder Divino que chamamos El Gibbor, que Tu me
ajudes a compreender na minha fraqueza os mistérios da mais ínfima partícula de
Luz que expressa a plenitude de um bilhão de sóis, e que aguarda os Filhos e
Filhas que serão os novos Adãos e Evas. Amen.
28 EL RACHMAN (árabe), “Deus Misericordioso” ou “Deus
de Compaixão”.
A natureza viva do Deus que ama e perdoa o seu povo.
Que o Grande Deus de Misericórdia e Compaixão, El Rachman,
estenda dos Mundos de Emanação o Amor e Propósito Divinos aos mundos de forma
física através do Poder e Majestade das cinco naturezas reveladas de Deus. Amen.
29 EL ROI (hebraico): “Deus de Visão”.
O Deus de Onipotência e Visão Onidirecional através do
Olho Divino (p. ex., Gênesis 16:13).
Ó El Roi, que a Tua Visão conceda aos Teus servos em
todas as cidades e países o poder para alcançar a verdadeira irmandade, vendo
através da transparência da vida. Sabemos que a Tua natureza de percepção viva
sonda as profundezas da psique e as alturas de todos os Cosmos. Amen.
30 EL SALI (hebraico): “Deus da Minha Rocha”.
A Força do Divino que nos mantém ao longo de todos os
testes e tribulações (Salmo 42:10).
Que a Divindade eterna, que purifica e manifesta vida
como El Sali, torne-se uma fortaleza para toda a criação de modo que um caminho
de pura Luz consiga preparar o caminho para todos os seres que queiram ascender
ao Teu Trono glorioso.Amen.
31 EL SHADDAI (hebraico): “O Senhor Deus
Todo-Poderoso”.
O título usado pelo Anjo do Senhor quando apareceu
para Abraão, demonstrando a Natureza manifestada de Deus à medida que Ele se
evidenciava para Abraão (Gn 17:1; Ex 6:3; Sl 68:14).
Divino El Shaddai, Todo-Poderoso, Tu nos escolheste
antes da fundação do mundo para que, com Amor, fôssemos santos e sem mácula
diante d’Ele. Amen.
32 ELI, ELI (hebraico): “Meu Deus, Meu Deus”.
As últimas palavras pronunciadas por Jesus na cruz, no
seu sacrifício supremo como uma lição viva de unidade com o Corpo de
Ressurreição (Marcos 15:34; Sl 22:1).
Divino Eli, Eli, que o Teu Nome abra os céus para
receber o meu corpo fora da cruz de espaço e tempo. Que o Corpo Eterno da
Filiação Divina seja ativado na minha nova vida de perecibilidade. Amen.
33 ELOHA SHAMAYYIM (hebraico): “O Deus dos Céus”.
Um título próprio para a Liderança gloriosa sobre os
céus e os céus inferiores, e para Aquele que é o Organizador e Sustentador da
Criação (Esdras 5:11).
Que o Eloha Shamayyim nos lembre do governo espiritual
que guarda e governa o comportamento honesto das nossas vidas e o nosso
compromisso espiritual com o caminho superior da vida. Amen.
34 ELOHIM (hebraico): “Os Deuses” ou “Divindade”.
O primeiro título para Deus nos textos da Torah, no
Livro de Gênesis. A Majestade Plural da Divindade conforme revelada em Gênesis,
mesmo antes da expressão Yahweh ser usada, mostrando uma Pluralidade de
excelência majestosa. Este título ocorre mais de 2.500 vezes no Antigo
Testamento e 32 vezes em Gn 1 (p. ex., Gênesis 1:1; Salmo 68:1).
Ó Divino Elohim, o Criador do qual emerge toda vida,
protege-me e liberta-me com a Tua Mão Esquerda. Que a Tua Glória seja Louvada
para Sempre.
Amen.
35 ELOHIM TSEBAYOTH (hebraico): ”Deus como as Legiões
ou os Exércitos”.
Uma expressão que descreve a Mão externa da Divindade
no Universo. Um título de excelência usado para a exteriorização da Hierarquia,
usado pelos místicos judeus (Sl 80:7,14).
Que Elohim Tsebayoth, as Forças gloriosas das Legiões
da Mão Direita, ajudem a proteger e a libertar a minha vida das forças
inferiores que não se encontram na Imagem Divina.
Amen.
36 ESH OLAM (hebraico): “O Fogo Eterno”.
O Fogo que queima no Templo de Jerusalém como sinal da
Presença Eterna. Uma expressão da Luz Eterna que queima diante da celebração do
Divino em todos os templos do Universo.
Que o Esh Olam esteja sempre diante de mim para que
tudo o que eu toque sinta a chama de Yah e das Legiões. Amen.
37 GEDULAH (hebraico): “Grandiosidade” or “Magnitude”.
Uma expressão do enorme Poder de Deus revelado pelos
escritores e instrutores místicos, usada em orações e afirmações que reconhecem
a Onisciência Divina (1 Crônicas 29:11).
Que a Presença poderosa, orientadora e amorosa de
Gedulah continue a nutrir, iluminar e fortalecer os nossos corações e
espíritos, sempre. Amen.
38 HA-EL HA GADOL (hebraico): “O
Grande Deus”.
O atributo do Eterno Poder Soberano de Deus observado
em todo o Universo.
Ó Ha-El Ha Gadol, desperta em mim a missão imanente
desta vida: amá-Lo, Senhor, com todo o meu coração, força e mente, e amar os
meus semelhantes como a mim mesmo seguindo o Teu exemplo. Amen.
39 HA-EL HA’KADOSH (hebraico): “O Santo Deus”.
Uma expressão usada em orações ao Divino, conforme os
profetas do Antigo e Novo Testamento O exaltavam. A pronunciação do “Santo”
mostra um reconhecimento das Obras Divinas de Retidão (Is. 5:16).
Que o Santo Deus seja exaltado diante de toda
inteligência celestial como Ha-El Ha’Kadosh pois Ele se posiciona nos céus
superiores como o Doador dos ensinamentos vivos da Torah Or, a Escritura de
Luz, a todos os mundos, visíveis e invisíveis. Amen.
40 HA EMET (hebraico): “A Verdade”.
Um atributo do Divino como qualificador da Realidade
da Vida – da que é real tanto aqui quanto nos céus, e que é boa e perdura por
toda a eternidade (Sl 33:4).
Que a Tua Verdade, Ha Emet, nos lembre do plano
superior de criação por trás da forma física da criação. Amen.
41 HA GO’EL (hebraico): “O
Redentor”.
Um aspecto da Intervenção Divina através do Deus
Provedor. Deus como o Libertador da Criação nos mundos físicos.
Que o Redentor Supremo, Ha Go’El, traga Vitória sobre
a luta e a agitação da vida em todas as frentes. Que as radiações se estendam
de modo infinito e ilimitado para animar inúmeros mundos. Amen.
42 HA SHEM (hebraico): “O [Grande] Nome”.
O Nome Divino usado pelos fiéis ortodoxos para cumprir
as palavras de Êxodo 20:7 e para o humano afirmar a natureza interna do Divino.
Ele tem sido utilizado pelos místicos hebraicos como substituto para o
Tetragrama.
Que o Ha Shem ajude a curar as divisões dos povos
adâmicos de modo que eles sejam preparados para o trabalho do Cristo Eterno. Amen.
43 HA TIKVA (hebraico): “A
Esperança”.
Esta afirmação do Divino gera um propósito superior e
insight para um comprometimento com o plano da vida.
Que Ha Tikva, a Esperança do Deus Amoroso das nações,
permita que o trabalho glorioso abunde no mundo através dos que Te amam e dos
que aplicam os dons e insights que vêm com os Teus Nomes Santos. Amen.
44 HAYMANOOTHA (aramaico): “Fidelidade”.
O Nome do Deus Vivente que é fiel ao Povo de Luz. Na
Escritura hebraica, a palavra significa firmeza ou fidelidade. Usada no Novo
Testamento, a palavra assume o significado de fé, credo, crença. Ela vem do
radical aramaico, Amen, que significa firmar.
A Ti, Fidelidade, Deus Amoroso, que sonda a minha
alma, que a minha alma busque a Ti e que o meu espírito se deleite em Ti, que
me deste lábios para declarar o Teu louvor.Amen.
45 JESHURUN (hebraico): “O
Íntegro”.
Um nome poético para Israel, usado pelos poetas eruditos
do antigo Israel (Dt 32:15; 33:5, 26; Is 44:2).
Pela retidão, seja ajudado e fortalecido Jeshurun, os
amados de Luz, um povo remanescente de glória em todos os povos, que vence o
mundo de confusão histórica e o poder dos sentidos e propósitos efêmeros.Amen.
46 KETHER KADMON (hebraico): “A Coroa Primordial”.
O atributo da Mente Divina de Deus. A saudação divina
usada pelo povo de Deus para a Fonte de toda a Sabedoria no experimento da
humanidade.
Kether Kadmon, que Tu me coroes com Sabedoria, Luz e
Entendimento, e manifestes a mais alta Honra e Energia Divina para o meu corpo
como o templo do Entendimento. Que eu receba a Força para os desafios da vida.
Amen.
47 KISSEI KAVOD (hebraico): “O Trono Glorioso”.
O Trono representa o governo espiritual como a
verdadeira base para o governo do universo multidimensional, o local do Deus do
Deus dos Deuses (Jr 17:12).
Que o Trono de Deus, o glorioso Kissei Kavod, revele
aos fiéis despertos os inúmeros integrantes da Família Divina que vive em
unidade nos mundos superiores. Que a paciência e longanimidade do Pai Divino e
da Mãe Divina nos guiem no visível e invisível. Amen.
48 KODOISH, KODOISH, KODOISH ADONAI ’TSEBAYOTH
(hebraico): “Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus das Legiões”.
A saudação divina (associada ao triplo Kedushah) da
Divindade de acordo com as Chaves de Enoch® (Chave 305). ”Santo, Santo, Santo”
ou o Sanctus é uma saudação para cumprimentar e discernir os verdadeiros anjos
em relação aos falsos anjos e mestres que não têm o Amor Divino imanente. A
pronúncia tradicional é Kodosh ou Kadosh, mas as Chaves de Enoch® inseriram um
“i” no Kodoish como uma vibração adicional (Is 6:3 e, em grego, Rev 4:8).
Que a saudação sagrada, Kodoish, Kodoish, Kodoish, nos
ajude a discernir os poderes do universo e nos conduza ao recebimento e
renovação da plenitude da vida junto ao Deus Vivente em todos os universos. Amen.
49 MARIAH (aramaico): “Senhor Deus”.
Na Peshitta aramaica, esta era a “expressão” usada
para Deus. O termo aramaico para Senhor vem de Mara, que significa Senhor ou
Mestre. Quando Jesus foi chamado pelo povo de “meu Senhor”, a palavra aramaica
era Mar (Mt 8:2; 28:44-45). O termo Mariah-Senhor substituía a palavra hebraica
YHWH (Yahweh), referindo-se ao SENHOR Deus apenas, mas em algumas passagens o
Messias é chamado Mariah (como em Mt 28:45) por ser ele o Senhor mais alto
entre os homens. Os estudiosos aramaicos compreendiam que DEUS é o Senhor do
Messias.
Que a ressonância do Nome Sagrado Mariah nos lembre
que “amaremos o Senhor, nosso Deus, com todo o nosso coração, o nosso ser, a
nossa força e a nossa mente”. Ó Mariah, com estas palavras a natureza da Tua
obra enquanto o Messias imanente é realizada, e o Teu trabalho como o Filho
Eterno na Mão Direita de YHWH se torna uma realidade para o nosso imitatio Dei.
Manifestemos a devoção, a grandeza e a bravura espirituais necessárias para
trabalharmos com a Mão Direita de Deus. Amen.
50 MAYIM HAYIM (hebraico): “As Águas Vivas”.
Um atributo divino da Divindade e uma metáfora para a
Fonte de toda energia e glória criadoras (Cântico de Salomão 4:15).
Que os Mayim Hayim, as Águas vivas, fluam através de
nós, revigorando todas as moléculas e células do nosso corpo como as Águas
Vivas da Vida. Amen.
51 MESHIAH or MSHECHA (hebraico-aramaico): “Messias”,
“o Ungido” ou “o Consagrado”.
O termo “Messias” é um título e não um nome próprio. O
Libertador do povo de Deus de acordo com as escrituras designadas a libertar
Israel no plano cósmico de avanço da raça adâmica rumo à cidadania ativa de
participação no Reino do Divino (Ex 28:41; Lv 4:3,5,16; 1Sm 2:10,35; 1Rs
19:16).
Que a visão Messiânica de libertação me ajude a me
tornar ungido ou Crístico para a elevação da consciência do povo de Luz em todo
o mundo até o dia de graduação aos mundos superiores. Amen.
52 ‘OSE SHALOM (hebraico): “Criador da Paz” ou “O
Pacificador”.
Aquele que consegue verdadeiramente transformar a
agressão da humanidade em Amor Divino, e que ajuda a elevar a humanidade, razão
por que são ditas estas palavras no Kaddish, que termina com uma esperança de o
Divino estabelecer Paz na vida pessoal e no mundo inteiro.
Que o ‘Ose Shalom ajude a selar e preservar a Paz que
ultrapassa todo o entendimento humano para a Missão Divina da Vida. Amen.
53 ROKEB BA-ARABOT (hebraico): “O Viajante sobre as
esferas ou passagens superiores”.
O Divino deslocando-se sobre os reinos superiores da
criação e pelas dimensões de eternidade (Sl 68:4).
Que o Rokeb Ba-arabot que viaja pelas nuvens e governa
as hiperdimensões de glória manifeste como O Amado a grande revelação às nações
do mundo e dê aos que buscam conhecer a abertura dos céus o testemunho do poder
de revelação dentro dos Nomes. Amen.
54 RUACH HA KOIDESH (hebraico): “O Espírito Santo”.
O Espírito Infinito de Deus que é Santo e se expressa
como uma parte central do Poder da Trindade para Todo o Universo. Esta
expressão também está associada a Hagios Pneuma em grego (p. ex., Lucas 11:13;
Ef 1:13; 4:30; Is 63:10-11).
Que os maravilhosos poderes do Ruach Ha Koidesh
santifiquem e vivam em nós como o Confortador Divino e o Suplicante de Fé. Amen.
55 SABAOTH HA MALKA (hebraico) “Rainha do Sabbath”.
O divino como o aspecto feminino da Divindade. Uma
expressão dada à Contraparte Divina do Pai da Criação.
Que a Rainha do Sabbath ative a natureza interna de
fulgor, composta de inúmeras centelhas que tomam a forma da veste nupcial de
poderes amorosos no influxo da Vontade Suprema vinda do lado feminino do
Divino. Amen.
56 SAR SHALOM (hebraico): “O Príncipe da Paz”.
O Libertador designado a libertar Israel (Is 9:6).
Que o Príncipe da Paz, Sar Shalom, o Salvador, o
Maravilhoso Conselheiro, O Poderoso e Eterno, realize a verdadeira Liberação e
Paz interna, e ajude os que lutam para entender o significado do
veículo-diamante neste mundo de forma ilusória. Amen.
57 SHEKINAH (hebraico): “A Presença Divina”.
A Glória Divina manifestada ao povo santo de YHWH onde
quer que A Presença seja sentida.
Ó Shekinah, sejamos abençoados neste mundo com a Dispensação
dos Dons do Espírito Santo. Sejamos regenerados três vezes: uma vez no corpo,
uma vez na mente e uma vez no espírito. Amen.
58 SHEM HAMEFORASH (hebraico): ”O Nome Divino
Inefável”.
O Tetragrama que não é pronunciado, mas mantido
Sagrado.
Que o Shem HaMeforash abençoe e governe a criação
humana em todos os mistérios internos da vida, na proteção da futura evolução
do DNA. Amen.
59 SHEMA YISRAEL (hebraico):
“Ouve, ó Israel”.
A mais sublime oração de Israel, encontrada no
fundamento de Deuteronômio 6:4.
Ó Shema Yisrael, que a convocação sagrada à Terra
Natal no Alto nos erga ao nível mais elevado no qual entendamos o convite para
a vibração Divina do Eterno e para a música das esferas que sustenta a Paz do
universo. Amen.
60 SHEMOTH (hebraico): “Nomes”.
Esta expressão é o nome hebraico para o livro de
“Êxodo”, que provê o Programa Divino de Libertação. Ele é assim chamado porque
estas são as primeiras três palavras na primeira frase do segundo livro da
Torah.
Ó Divino Eterno, que o Êxodo Divino através da Tua
Intervenção como Shemoth nos prepare para o êxodo cósmico deste mundo para os
mundos superiores da Casa de Muitas Moradas. Amen.
61 URIM-THUMMIM (hebraico): “As Luzes e os Poderes”.
As ferramentas sacramentais do sacerdócio superior
para comunicação parafísica (Ex 28:30; Lv 8:8; Dt 33:8; Esd 2:63; Ne 7:65; Urim
apenas: Nm 27:21; 1Sm 28:6).
Que os poderes imanentes dos Urim e Thummim abram a
natureza interna da vida aos grandes poderes do sacerdócio superior do
Universo. Amen.
62 VAY-YIK-RA (hebraico): “O Chamado”.
Esta expressão é o nome hebraico para o livro de
“Levítico” ser usado pelo sacerdócio que compreende o poder da oração e a
convocação à Santidade, como a primeira palavra do livro.
Que a Lei Divina, na expressão de Vay-Yik-Ra, nos
conduza ao caminho de santidade e nos purifique das limitações deste mundo e
das realidades sombrias do cosmo inferior.
Amen.
63 YAHWEH (hebraico): “O Nome Revelado do Divino”.
O Nome do Divino Espírito Santo é encontrado mais de
6.800 vezes no Antigo Testamento e é usado pela primeira vez em Gn 2:4. É usado
com o artigo definido “o” pela primeira vez nas escrituras após Enoch ter
andado com Deus.
Ó Eterno Deus Vivente, Yahweh, sem início nem fim, que
Tu sempre estejas comigo na partilha do Teu Nome Revelado da verdadeira
natureza da Parceria Divina. Que o poder e as permutações do Teu Nome Sagrado
guie as nossas vidas como Tu guiaste a diáspora do Teu povo no Universo nos
éons anteriores ao planeta Terra. Amen.
64 YAHWEH ELOHIM (hebraico): “Deus Criador” ou “Senhor
Deus”.
Em Gênesis 2:4 esta expressão é dada para juntar a
natureza do Divino revelada em Gênesis 1 com a do Deus Pessoal revelado em
Gênesis 2 (p. ex., Juízes 5:3; Is 17:6; Sl 59:5).
Nos Teus Nomes Revelados da verdadeira Divindade
Vivente, Yahweh Elohim, que o Teu Nome glorioso nos acompanhe de universo em
universo e faça de nós verdadeiros filhos e filhas de Luz. Amen.
65 YAHWEH ROI (hebraico): “O Senhor é o meu Pastor”.
Esta expressão revela o Divino como o Senhor que cuida
de nós por toda a eternidade (Ps. 23:1).
Ó Yahweh Roi, desperta como o veículo-jóia de corpo,
mente e espírito no trabalho da Torah Or. Amen.
66 YAHWEH SHALOM (hebraico): “A
Paz de Yahweh”.
Esta expressão que reconhece o Divino é Paz, e é
percebida na forma da Pomba, usada para elevar a criação (Juízes 6:24).
Ó Deus Amoroso, Yahweh Shalom, dá-nos a “Paz que
ultrapassa todo entendimento humano” e exalta no nosso coração o Teu Amor por
nós como o Eterno Santificado. Ó Divino de Paz Eterna, eleva o nosso coração
para podermos ver em meio ao turbilhão das galáxias a Paz prevalecer através da
Lei e da Palavra vindas de Ti, o verdadeiro Deus Vivo de Paz Eterna e a
Celebração da Vida.
Amen.
67 YIGDAL ELOHIM CHAI (hebraico): “Seja Exaltado O
Deus Vivo”.
O título usado para oração e louvor da natureza
superior e ampliada do Deus Vivente existente em todos os universos. Em toda
oração e meditação, que as palavras dos meus lábios exaltem Yidgal Elohim Chai.
Seja concedido grande discernimento ao exaltarmos o Deus Vivo que se levanta
diante de todos os deuses e senhores da criação como a Essência Divina
orientadora perante todos os mundos planetários físicos. Amen.
68 YOD HE VAU HE (hebraico): “O
Tetragrama”.
As Letras Sagradas do Nome Divino como a base do
trabalho Divino das Chaves de Enoch®, bem como dos sábios através dos séculos.
Que as quatro letras sagradas Yod-He-Vau-He, o projeto
da Vida Divina no Adam físico, esteja sobre as nossas frontes no frescor e
alegria do projeto despertado da supernatureza. Santificado seja o Teu Santo
Nome. Amen.
69 YOSHUA YAHWEH (hebraico): “O Nome Ungido de
Yahweh”.
Esta expressão significa “Bendito seja Yoshua, o
Libertador que vem no Nome do Divino”. Esta é uma confissão do reconhecimento
do Trabalho em Unidade da Redenção entre o Pai e o Filho, a Atribuição
Messiânica.
Divino Filho Eterno, que és gerado do Pai como Yoshua
Yahweh, que o Teu trabalho abençoado de Graça e Amor seja conhecido no reino da
humanidade. Que o Teu Nome seja exaltado conforme dizemos ao longo das eras:
Bendito seja Yoshua que vem no nome de Yahweh.
Amen.
70 YOTZER HA’ADAM (hebraico): “O Criador de Adam”.
O primeiro homem composto das formas-pensamento do
Divino nos mundos superiores que emanou no pó deste mundo. Esta é a segunda de
sete bênçãos recitadas no fim da celebração de casamento hebraica tradicional.
Ó Yotzer Ha-Adam, Divino Criador Eterno da semente
adâmica, sejam sempre lembrados a Imagem da Humanidade no Adam, e que a imagem
e similitude desta vida provieram dos níveis mais altos da Tua Mente e da Tua
Imagem. Amen.
71 YOTZER MEOROT (hebraico): “O Criador dos
Luminares”.
A Mente Divina como Criadora dos mundos superiores.
Ó Yotzer Meorot, Criador vivente e exaltado dos
Luminares, possamos contemplar a Tua obra na vastidão do Teu esplendor no
turbilhão dos sistemas estelares de glória. Amen.
72 ZEIR ANPIN (hebraico): “O da Face Pequena, o
Microprosopo”.
A Face mais próxima de Deus no universo físico, de
acordo com os místicos judeus.
Amado e Face Radiante revelada aos santos, que a Tua
Face, Zeir Anpin, seja uma testemunha de Vida Eterna. Que a Glória da Tua face
nos lembre o grande Amor e a Beleza da Tua natureza sublime que vive dentro da
nossa imagem e do nosso destino como a Tua Semente Celestial em forma humana.
Que o encontro da Tua Presença, face a face, se dê através do Teu Nome Santo
YHWH. Amen.
Enoch® e é apresentado como um estudo ecumênico. Os
termos aqui listados vêm de referências bíblicas e não devem ser confundidos
com outros trabalhos do Dr. J.J. Hurtak ou de vários outros autores. Visto que
não existe uma referência ou listagem tradicional exclusiva, as pessoas
encontrarão uma variedade de 72 Nomes e Expressões Divinas. No entanto, cada
lista é singular e deve ser respeitada como um trabalho específico.
Visto que o nosso trabalho é ecumênico, podem ser
utilizadas outras expressões em outras línguas, como as expressões do Divino
encontradas em grego e em védico-sânscrito, que são fornecidas para um estudo
adicional.
copyright© 1973, 1989, 1998 by J.J. Hurtak
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e me protegendo Com a Justiça Divina. Amém!
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