Nossa Senhora dos anjos

Nossa Senhora dos anjos
Nossa Senhora dos Anjos

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Meditação e concentração na Palavra Sagrada







 Meditação e concentração na Palavra Sagrada
ORAÇÃO CENTRANTE

"QUANDO ORARES, ENTRA NO TEU QUARTO, FECHA A PORTA E ORA AO TEU PAI EM SEGREDO; E TEU PAI QUE VÊ NUM LUGAR OCULTO, RECOMPENSAR-TE-Á.

NAS VOSSAS ORAÇÕES, NÃO MULTIPLIQUEIS AS PALAVRAS, COMO FAZEM OS PAGÃOS QUE JULGAM QUE SERÃO OUVIDOS À FORÇA DE PALAVRAS." (Mt,6, 6-7)

"No centro de nosso ser, existe um ponto como que vazio, intocado pelo pecado e pela ilusão, um ponto de pura verdade, um ponto, uma centelha que pertence inteiramente a Deus...

 Este pontinho "de nada" e de absoluta pobreza é a pura glória de Deus em nós... É como um diamante puríssimo, a brilhar na luz invisível do céu. Isso existe em todos os homens, e se pudéssemos vê-lo, veríamos esses milhões de pontos de luz a juntar-se na face e no ardor de um sol que faria desaparecer completamente toda a escuridão e toda a crueldade da vida..." (Thomas Merton, OCSO)

I - D. Basil Pennington, OCSO, F. Thomas Keating, OCSO, padre William Meninger, colocam os três passos para a Oração Centrante, baseada no livro do século XIV, "A Nuvem do Não-Saber", que são simples:

Sente-se quieto e relaxado, coluna ereta. Use uma cadeira ou banquinho de meditar, ou sente-se na posição do Buda. O importante é que a posição seja confortável e lhe permita ficar tão imóvel quanto possível na sua oração, pois a quietude do corpo favorece a quietude do espírito.
1. Tranquilize-se na Fé e no Amor a Deus, O qual habita no centro do seu ser. Respire suavemente, acalme-se na presença do Senhor que te ama e espera...

2. Escolha uma palavra sagrada (por exemplo Jesus, Pai, Espírito Santo, Amor, Paz, Fé, etc) e deixe-a presente, sustentando seu ser para Deus com amor e fé. 

Não perca muito tempo escolhendo essa palavra, pois você não vai se concentrar em seu significado, nem ficar refletindo sobre ela. Ela te servirá como âncora, para te "segurar" na Presença do Senhor. Peça ao Espírito Santo que o ilumine na escolha dessa Palavra que será a partir de então a sua palavra sagrada.

Essa palavra sagrada tem duas finalidades: reafirme isso a cada oração: 1 - É a sua Intenção de permanecer na Presença do Senhor. 2 - é o seu consentimento à Ação de Deus em sua vida.

Pode usar essa pequena oração para iniciar, todas as vezes:
“Meu Senhor, esta Palavra Sagrada é minha Intenção de permanecer em tua presença nessa oração.

 Através dela, eu consinto em vossa Presença e Ação em minha vida. Procurando apenas me aquietar e desapegar-me de meus pensamentos, incluindo minhas emoções, abrindo-me à escuta e à vossa presença amorosa em minha vida. Amém.”

Ou essa outra: "Oração Bizantina", ensinada pelo padre Meninger
"Ó Luz Serena, que brilha no
Solo do meu ser,
Atrai-me para ti,
Tira-me das armadilhas dos sentidos,
Dos Labirintos da mente,

Liberta-me de símbolos, de palavras,
Que eu descubra
O Significado
A Palavra Não Dita
Na escuridão
Que vela o solo do meu ser. Amém."

3 . A cada vez que você perceber sua mente vagando (ela adora fazer isso, é como o macaquinho irrequieto, pulando de galho em galho), simplesmente retorne suavemente à Presença do Senhor, repetindo mentalmente sua palavra sagrada.

 Isto é, a cada vez que perceber que sua atenção está em alguma coisa - seja isso pensamentos, emoções, barulhos, sensações, etc, retorne muito suavemente (sem se culpar, condenar, criticar), a sua Palavra Sagrada, símbolo de sua Intenção e Consentimento à Ação e Presença de Deus em sua vida.

 O importante nessa oração é nosso ser desnudo, calado, quieto, diante do Ser que habita nosso ser . Nesse momento, SOMOS, para Deus apenas. Não dizemos nada, não pedimos nada nessa oração. Ele sabe do que precisamos. Vamos fazer espaço para Ele em nós.

Ao final do período de oração, reze o Pai Nosso, lentamente.
"Prece para depois da OC:


Meu tempo de oração terminou; acompanho suas cinzas como uma varinha de incenso queimada até o fim. Aquiete minha mente antes que ela passe a julgar minha oração, minha oferta a Ti.



Como posso julgar seu valor - esta luta para aquietar minha mente em Ti, meus esforços para sentir tua presença em minha oração? Somente Tu podes julgar a simples canção de amor cantada nas câmaras barulhentas do meu coração, geralmente afogada pelos gemidos de medo ou pelos gritos suados do trabalho que deve ser feito.



Tu, meu Pai oculto, esperaste com paciência, enquanto minhas lembranças evocadas do passado, e perspectivas futuras, clamavam por atenção, enchendo minha mente com ontens e amanhãs, roubando meu sentido de Tua presença.



Ao me preparar para retornar à lida, possa minha intenção de viver em Teu momento presente, ser o modelo para este dia e para minha vida. Com Tua ajuda, que eu possa sempre fazer uma coisa a cada vez- sempre em comunhão contigo, meu Deus, com todo meu coração, minha mente e espírito. Amém!"



Abade D. Basil Pennington, OCSO

 Postado por Dharmadhannya
Este texto está livre para divulgação desde que seja citada a fonte:


Agora
Coloque a mão no seu coração e sinta o fogo do amor Divino da sua  Alma no seu coração.
Que ela ascenda a liberação do dharma no seu coração.
Repassando à Chama  Trina da Cura, Purificação e da Liberação. Meus blogs
Repassando à Chama  Trina da Purificação e da Liberação
se puder  repasse...

Meus blogs
http://astrologiadevenusemercurio.blogspot.com.br/

Eu estou no G+ : Dharmadhannya
Comunidade do G+: Dharmadhannya Luz e União
https://plus.google.com/communities/111702837947313549512

Este espaço está protegido pelos anjos e por Hermes
Estou neste momento me unindo com o Poder  e a Força da Unidade,
com o poder de todos os anjos, querubins, Serafins, Elohim.

Melchizedek, Sandalfon, Metraton,
Gabriel, Rafael, Haniel, Miguel, Camael, Tsadkiel,
Raziel, Uriel,  Samuel.
Os anjos seguem na frente abrindo meus caminhos
e me protegendo Com a Justiça Divina. Amém!

Copyright © Dharmadhannya - 2011 - Todos os Direitos Reservados – Autorizamos a reprodução do conteúdo desta página em outras páginas da web, para fins de estudo, exclusivamente. Porém, comunicamos que as nossas obras estão protegidas pela lei dos direitos autorais, o que nos reserva o direito de exigir a indicação dos nomes dos autores e a  fonte das obras utilizadas em estudos.

Direitos Autorais -  Algumas imagens neste Blog foram obtidas no Google Imagens ,alguns sites e de meus arquivos. A publicação das mesmas não têm fins lucrativos e é de boa-fé, caso se sinta ofendido em seu direito autoral, favor entrar em contato para exclusão das imagens.

AVISO: De acordo com a legislação vigente, o conteúdo deste blog não substitui a apropriada assistência médica , legal, financeira ou psicológica. De modo que, aceitar o conteúdo do mesmo estará sujeito a sua própria interpretação e uso. Os artigos aqui publicados estão escritos para estudiosos do assunto.


Os anjos seguem na frente abrindo meus caminhos
e me protegendo Com a Justiça Divina. Amém!

Copyright © Dharmadhannya - 2011 - Todos os Direitos Reservados –
Autorizamos a reprodução do conteúdo desta página em outras páginas da web, para fins de estudo, exclusivamente. Porém, comunicamos que as nossas obras estão protegidas pela lei dos direitos autorais, o que nos reserva o direito de exigir a indicação dos nomes dos autores e a  fonte
das obras utilizadas em estudos.

Direitos Autorais -  Algumas imagens neste Blog foram obtidas no Google Imagens ,alguns sites e de meus arquivos. A publicação das mesmas não têm fins lucrativos e é de boa-fé, caso se sinta ofendido em seu direito autoral, favor entrar em contato para exclusão das imagens.

AVISO: De acordo com a legislação vigente, o conteúdo deste blog não substitui a apropriada assistência médica , legal, financeira ou psicológica. De modo que, aceitar o conteúdo do mesmo estará sujeito a sua própria interpretação e uso. Os artigos aqui publicados estão escritos para estudiosos do assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário