Nossa Senhora dos anjos

Nossa Senhora dos anjos
Nossa Senhora dos Anjos

quinta-feira, 9 de abril de 2015

O CORPO CAUSAL - O Anjo solar , Anjo da Presença




O CORPO CAUSAL - O Anjo solar , Anjo da Presença
Henrique  Rosa

Postado por Dharmadhannyael

E comum encontrar em livros esotéricos o termo corpo causal, mas na realidade, ele não é um corpo propriamente dito como os outros (físico, astral, mental), mas sim uma união de partes de dois corpos (mental superior e búdico inferior); e um depósito das experiências e das energias conquistadas e armazenadas ao longo de nossas existências que, um dia, se tornarão a causa da nossa iluminação, unificação e libertação espiritual.  Daí o nome causal.

“O corpo causal se desintegra; a personalidade desaparece e a ilusão acaba. Esta é a consumação da Grande Obra e um outro Filho de Deus terá entrado na casa do Pai. Que ele possa sair dali e entrar no mundo dos fenômenos para colaborar com o Plano é provável, mas ele não precisará submeter-se aos processos de uma manifestação como faz a humanidade.

Ele pode então construir, para o trabalho, seu corpo de expressão. Ele pode trabalhar através e com a energia como ditar o Plano.”46

Blavatsky definiu bem este corpo quando disse.
“Este corpo, que na realidade não é corpo algum, nem objetivo nem subjetivo, mas Buddhi, a Alma espiritual. O Buddhi, por si só, não poderia ser chamado de “Corpo Causal”, porém chega a sê-lo em união com o Manas (mente). Assim, pois, denomina-se Corpo Causal ao conjunto de Buddhi-Manas, oi seja, o quinto e o sexto princípios unidos, e é assim chamado porém recolhe dentro de si os resultados de todas as experiências, as quais, trabalhando como causas, moldam as vidas futuras.”47 185

O que isto quer dizer?
Que as energias mentais superiores e búdicas inferiores agem juntas, a fim de realizar e assimilar as experiências nos mundos das formas (148,) de caráter construtivo, expansivo e multiplicativo, no sentido de libertar a mente, a consciência e a alma, que estão condicionadas à personalidade, ao cérebro, aos desejos humanos e à forma física.

No Oriente, o corpo causal é também chamado de ‘Buddhi, a Alma Espiritual, assim denominado por ser a causa direta do ser humano atingir o nível de Samadhi.’”49

“O crescimento e o desenvolvimento do corpo causal são grandemente ajudados pelo trabalho dos Mestres, porque Eles tratam mais com as almas em seus corpos causais do que com os veículos inferiores do homem.


 Devotam-se a derramar influência espiritual sobre os homens como o Sol irradia sua luz sobre as flores; estimulam tudo quanto neles exista de mais nobre e melhor, promovendo, assim, seu crescimento. Muitas pessoas são, às vezes, conscientes das úteis influências que acabamos de descrever, mas não conseguem descobrir-lhes a origem.” 150

O verdadeiro discípulo deve saber até intuitivamente que quanto maiores forem a qualidade e a quantidade das energias causais que consegue armazenar e vivenciar, mais fácil é para ele galgar os degraus e chegar a patamares evolutivos superiores.

As almas que já atingiram determinados estados superiores de expansão da consciência, do sentimento e da mente, que se encontram trilhando o Caminho da Luz e da Iniciação Oculta; aprendem a utilizar corretamente a Lei da Causa e Efeito, ou Lei do Karma, em benefício de sua evolução e de seus semelhantes, não como a maioria faz quando apresenta esta Lei para agir como corretiva e não como libertadora.

Por que os discípulos têm esta postura?
Os discípulos avançados dos Mestres voluntariamente trabalham para fazer esta Lei agir sobre eles. Sabem que provocar causas gera efeitos. Dessa maneira, trabalham com plena consciência e inteligência, direcionam todas as suas ações para uma sublimação, transformação e transmutação;

 procuram vivenciar para unificar as energias em si próprios, de modo a auxiliar seus semelhantes, voltados para o serviço aos Princípios Divinos e aos Seres Superiores.

Sabem que estão armazenando energias causais em qualidade e quantidade. Um dia, esta Lei agirá em favor deles, provocando efeitos que os ajudem a se libertarem, a se iluminarem e a unificarem os “eus”: inferior e superior, visto que as energias causais são unificadoras e expansivas.

Esta é uma das muitas formas de ajudar a acelerar a evolução da humanidade rumo à Luz do Grande Deus Criador, Trino e Uno.
Muitos pensam que a lei de causa e efeito, o karma, apenas serve para punir, castigar, julgar ou corrigir, por isto, sempre digo aos meus alunos que ela serve para muitas outras coisas e que, ao contrário do que possam imaginar, os Mestres a utilizam muito em favor da humanidade.
 
O Ocidente vulgarizou a lei do karma como uma lei de castigo e de punição, o que não corresponde à realidade.

As ações que geram efeitos libertadores e iluminadores também estão ligadas à lei da retribuição. Um discípulo deve utilizar esta lei, como todas as outras, para atingir a sua libertação e iluminação e poder ajudar seus semelhantes a atingirem os mesmos estágios ou outros ainda mais elevados.

Muitos podem estar pensando:
“Mas, fazer algo pensando antecipadamente no que vai receber, não é ruim?”
Pode ser e também pode não ser, A intenção é o mais importante. Um discípulo pode movimentar uma lei com consciência e corretamente, com a intenção de ter melhores condições para servir aos “Princípios Superiores da Evolução Universal” em benefício de todos.

 Porém, torna-se incapaz de movimentar corretamente uma lei quando sua intenção é egocêntrica e nada mais. Quando as intenções são puras e os objetivos visam ainda a auxiliar nossos semelhantes a também serem livres, não há egoísmo.

Quando as intenções, as ações e as posturas não são transparentes e originárias do chakra cardíaco, uma lei pode transformar-se em uma faca de dois gumes.

A lei de causa e efeito, o karma, pode ser utilizada com sabedoria e com o objetivo de libertar, iluminar, unificar e elevar a níveis superiores e mais abrangentes.

 O verdadeiro sentido de todas as Leis Universais é o de ajudar o ser humano a se libertar e a se iluminar.

O grande teósofo, C. W. Leabdeater, em seu livro A Vida Interna, explicita:
“Ninguém pode receber o que não merece, e todas as coisas que nos atingem são consequências de causas que nós mesmos colocamos em movimento. Quando somos responsáveis por alguma ação, somos também responsáveis por suas consequências, pois causa e efeito são como os dois lados de uma moeda: não podemos ter um sem o outro e, na verdade, o efeito retorna a nós ainda como parte de nossa ação original, a qual podemos dizer que continua em movimento.

Tudo que nos acontece foi causado por nós mesmos, tanto o bem quanto o mal, mas este também está sendo utilizando para o nosso próprio bem. O pagamento do débito tem a finalidade de desenvolver o devedor e, ao pagar, este deve mostrar paciência, coragem e resistência às circunstâncias adversas.

Diz-se que, ao procurar acelerar seu progresso, o discípulo atrai sofrimentos para si mesmo; talvez essa não seja a melhor maneira de colocar essa idéia. Tudo o que ele faz é tomar sua evolução nas próprias mãos, esforçando-se para erradicar o mal e desenvolver o bem dentro de si o mais rápido que puder, para que possa se tornar canal vivo e cada vez mais perfeito para o amor divino.

 Essa atitude certamente atrairá a atenção dos grandes Senhores do karma, que, em resposta, darão a eles maiores oportunidades, as quais envolvem com freqüência um aumento considerável de sofrimento.

Se pensarmos com cuidado, percebemos que isso é exatamente o que deve acontecer. Todos nós temos mais ou menos karma ruim, e isso constitui um obstáculo constante para o trabalho superior até que seja neutralizado.

 Portanto um dos primeiros passos para um progresso mais sério consiste na neutralização de todo o mal existente em nós, e por isso a primeira resposta dos Grandes Seres aos nossos esforços é a oportunidade de pagar mais um pouco desse débito desde que estejamos suficientemente fortes para suportá-lo para que ele não atrapalhe mais nosso trabalho futuro.

Quando utilizamos a Lei corretamente, o retorno ou os efeitos, geralmente, retornam na vida seguinte porque quanto mais rápido liquidamos nossos karmas ruins, mais nos adiantamos no Caminho.

Então, quando procedemos de forma coerente plantamos novos atributos e qualidades, despertamos novas virtudes, criamos novas energias causais que surgirão nas vidas seguintes para nos auxiliar em nossa expansão interna e na diluição dos aspectos negativos de nossas ações.

Quanto mais energias causais se acumulam, mais brilhante é o corpo causal.

A diferença entre aquele que ainda não está no Caminho da Luz e aquele que já o trilha, é que este utiliza a lei de causa e efeito com consciência e inteligência para melhor servir à Luz e à humanidade, enquanto outros ainda se servem dela em beneficio pessoal e egoísta, daí a correção do karma.

Nos seres humanos comuns, o nível causal ainda não está inteiramente ativo, apenas uma pequena parcela do mesmo, visto que as energias causais são fracas em qualidade e em quantidade, como também pode haver ausência de energias causais nos corpos espirituais.

No ser humano espiritualizado os níveis causais são mais elevados devido à sua busca de experiências, de vivências que possam levá-lo, de fato, à Luz, ao amor universal, à sabedoria, à inteligência criativa e à alma, como também em função do serviço que procura prestar às forças superiores e amorosas bem como a seus semelhantes.

E através destas energias causais que a alma mais trabalha e busca desenvolver sua personalidade para espiritualizá-la. E importante não esquecer isto, porque todos temos um corpo causal, e a maioria ainda não tem essa informação nem a consciência da importância deste “corpo”.

A intenção e a postura interna correta do coração, do sentimento, da mente e da consciência definem muito bem o modo como cada um coloca em ação a lei do carma e efeito, quando busca trilhar o Caminho da Luz.

No corpo causal está também o poder criativo da meditação; as energias que surgem na meditação objetiva, nos exercícios para o desenvolvimento dos chakras, para a expansão da sensibilidade, do sentimento, da mente, da compreensão e da consciência, constituem o investimento criativo do homem, porque a mente no ser humano corresponde — no Cosmos — a Mahat (152);

 “a Grande Mente Universal”, à forma diretiva, modeladora e inteligente que é o poder criativo, de onde tudo nasce e para onde tudo retorna.

Assim, o corpo causal está ligado à unidade mental e aos átomos permanentes. Estes átomos, como já disse, possuem a programação da criação dos cinco corpos que a alma e a personalidade utilizam na sua evolução.

Podemos dizer que o corpo causal tem duas funções principais:
1. agir como veículo da Alma: o corpo causal também é o corpo da mente ou Manas, a forma-aspecto do indivíduo, o homem real, o Pensador;

2. agir como um receptáculo ou depósito para a essência das experiências do ser humano em suas várias encarnações. O corpo causal é aquele que registra tudo aquilo que possa ser útil, não só para as vidas futuras, rumo à libertação e iluminação, como para a ascensão espiritual.

“Não há homem, não há ser humano real até que venha a existir o corpo causal. Cada indivíduo deve ter, necessariamente, um corpo causal; e de fato, é a posse desse corpo causal que constitui a individualidade.”153

“O corpo causal pode ser também considerado o verdadeiro veículo da autopercepção, se com isso estivermos nos referindo à consciência universal focalizada no eu individual.

Sob o aspecto da clarividência, o corpo causal é pálido e etéreo, possuindo cores iridescentes como as de uma bolha de sabão. Ele foi chamado de Augoides pelos gregos, a irradiação luminosa do Eu espiritual, da qual a vida encarnada é apenas a sombra.

 Mas ele também é denominado ‘causal’ porque reune os frutos das nossas longas lutas e sacrifícios para ter mais entendimento, e é nele que se encontram as verdadeiras causas daquilo que somos aqui e agora — as sementes das qualidades da nossa mente e do nosso coração.

Nesse esse nível, o Eu não é restringido pelos limites usuais do tempo e espaço e causalidade, sendo capaz de sentir a universalidade da vida, além de perceber significados e relacionamentos que nos são amiúde ocultos durante a existência física.

O corpo causal não se desintegra com a morte, como acaba acontecendo com os corpos astral e mental inferior, perdurando vida após vida.”154

Quanto maior e mais irradiante é o corpo causal, maior evolução tem uma alma. Assim, não basta a quem quer que seja dizer, ou pensar, que é muito evoluído ou espiritualizado.

Na visão da clarividência mental fica claro o nível real de qualquer pessoa. Os Mestres conhecem o corpo causal de seus discípulos e sabem de suas conquistas, de suas áreas de trabalho de maior capacidade e de tudo aquilo que um discípulo precisa desenvolver em cada existência.

 E por esta razão que o Mestre individual é como o melhor dos melhores amigos, Guru amoroso irmão mais velho que sabe como conduzir seus discípulos pelo Caminho da Luz.

Todo ser humano tem uma ligação energética e amorosa com os mais diversos tipos de seres que se encontram em outros planos dimensionais, e que geralmente procuram ajudar em sua evolução e ascensão espiritual. Esta ligação está muito presente no corpo causal, o que torna a relação mais forte, amorosa e inteligente.

Desse modo, a alma e seu corpo causal buscam a união e a comunicação com diversos grupos de almas, ligados a ela ao longo de várias existências e pela qualidade e tônicas das energias causais.

Existem grupos mais especializados em ajudar o ser humano. Vejamos alguns deles:
Nível astral. Temos Guias, Mentores, Protetores, Mensageiros, Mestres e também discípulos, nos mais variados graus de evolução, em serviço neste plano. Há muitos tipos de Seres Angélicos que atuam rio mundo astral.

Nível mental. Temos os Mestres, diversas classes de Hierarquias Angélicas e Energéticas que atuam nos mesmos níveis, discípulos mais avançados e vários seres de outros sistemas solares.

Nível da alma. Temos Mestres, discípulos mais avançados, diversas classes de Hierarquias Angélicas e Energéticas, diversos seres de outros sistemas solares e o nosso Anjo Solar.

Nível do espírito. Temos vários Mestres Planetários, Solares e Cósmicos com grandes iniciações, o nosso Anjo Solar, diversos tipos de divindades, os nossos Pais Cósmicos, e diversos seres de outros sistemas mais evoluídos que o nosso sistema solar.

Todos trabalham em união e sintonia com o objetivo de nos tirar das prisões e dos labirintos onde, por nossas próprias ações e atitudes, nos aprisionamos.

Alguns leitores devem estar se indagando: E o que é um Anjo Solar? E é bom esclarecer isto porque há muitos equívocos a respeito da palavra anjo.

O Anjo Solar está ligado à Criação do nosso espírito e trabalha nas tríades Superiores da Mônada (espírito) e na Alma, também nos orientando e nos guiando.

Algumas linhas de pensamento esotérico associam o Anjo Solar ao espírito do homem aprisionado na forma, daí a razão de se referirem aos seres humanos como “Anjos Caídos”.

Na simbologia antiga, os Anjos Solares eram ainda chamados de Deuses Solares.

 “O Anjo Solar está aprisionado, e há de emancipar-se por si mesmo da escravidão e da percepção sensorial. Há de redimir a humanidade. O homem há de ver a Luz da Realidade Una.

 Dará ao homem inteligência e consciência superiores. A consciência búdica dá ao homem uma compreensão da Consciência Una, que abrange tudo a Consciência Una de Deus, de fato.

 Tal compreensão dá um senso de segurança e confiança, o mais extraordinário impulso e estimulo imagináveis. Quando a consciência búdica atua plenamente no cérebro físico, dá um tal valor novo aos fatores da vida,(156) que o homem já não olha para seus semelhantes com indiferença às suas necessidades materiais, não fica apegado aos objetos materiais, se volta completamente para os valores espirituais da alma como para os ideais superiores da vida.

Blavatsky diz ainda que: “Buddhi é a faculdade de percepção, o canal através do qual o conhecimento divino chega à alma, o discernimento do bem e do mal, bem como a divina consciência e a alma espiritual, que é o veículo da alma.157”

Em outras correntes esotéricas, o Anjo Solar também é chamado de Anjo de Presença. Não se deve confundir o Anjo Solar com o Anjo da Guarda do cristianismo e de alguns movimentos espiritualistas.

O Anjo Solar ou Anjo de Presença nos acompanha desde nossas origens divinas, ou seja, na Criação de nosso espírito, a mônada, ou a chispa divina eletrônica que reside em cada um, a Presença Divina.

Quando aprendemos a nos comunicar com ele por processos espirituais conscientes geralmente o nosso sentimento é de uma grande identificação e de uma grande unidade com o mesmo.

A alma utiliza as energias causais para passar à personalidade: discernimento, informações, ensinamentos, orientações necessárias, o que está certo ou errado, o que deve e não deve ser feito, para onde caminhar e como dar passos mais rápidos no caminho.

 O problema é que a personalidade não aceita e nem quer ouvir; ela se julga a dona do corpo e, como tal, não aceita qualquer orientação e muito menos direcionamento a respeito do que deve ou não deve fazer. Este é um dos grandes problemas do ser humano hoje, trata-se de uma enorme batalha interior.

A alma controla totalmente seu corpo causal e sua potencialidade energética, pois suas energias são muito potentes. A alma incentiva sua personalidade a um constante crescimento destas energias para que haja uma espiritualização e uma evolução maiores.

Podemos dizer que a alma utiliza o potencial energético armazenado ao longo de suas vidas passadas, que deposita no “corpo causal”, sempre em favor da evolução, tanto individual como de toda a humanidade.

146. Alice A. Bailey, op. cit.
147.‘‘ Helena P. Blavatsky, Glossário Teosófico
148.Os Mundos da não-forma são: mental superior, búdico, átrnico e espírito.
149. A supraconsciência.
150. Arthur E. Powell, op. cit.
152. Palavra sânscrita que quer dizer várias coisas, entre elas: o grande, o primeiro princípio de consciência e inteligêiicia universais, manas, mente, o principio pensante.
 ‘154. Shafica Karangulla e Dora van Gelder l(unz, op. cit.

155 e 157 Helena P. Blavatsky, op. cii. ‘‘ Artur E.PowelI, op. cit.

156 ‘ Arthur E. Powell, op. cit.
Este texto está livre para divulgação desde que seja citada a fonte:
http://dharmadhannyael.blogspot.com.br/
Meus blogs


http://astrologiadevenusemercurio.blogspot.com.br/

https://www.facebook.com/dharmadhannyael

Eu estou no G+ :
Comunidade
https://plus.google.com/communities/111702837947313549512

Haja luz para compartilhar para o bem de todos.
Somos Um-a só consciência.
Este espaço está protegido pelos anjos e por Hermes
Estou neste momento me unindo com o Poder  e a Força da Unidade, com o poder de todos os anjos, querubins, Serafins, Elohim.

Melchizedek, Sandalfon, Metraton,
 Gabriel, Rafael, Haniel, Miguel, Camael, Tsadkiel,  
Raziel, Uriel,  Samuel
Os anjos seguem na frente abrindo meus caminhos
 e me protegendo Com a Justiça Divina.
Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário